estudar em casa

O isolamento social levou muitos colégios a aderirem o ensino a distância. Com o Educar não foi diferente, estamos utilizando a tecnologia a nosso favor, mas compreendemos as dificuldades de conciliar os filhos em casa com a rotina home office. Por isso, separamos 6 dicas para ajudar você e seus filhos a criarem o hábito do estudo em casa!

Entendemos que na situação que vivemos agora é um pouco difícil de aceitar e muito distante da realidade que estávamos inseridos a duas semana atrás. O medo e a ansiedade com os problemas atuais estão presentes a todo tempo, mas precisamos controlar isso para permanecermos bem e para conseguir cuidar das crianças, afinal, elas também não estão acostumadas com toda essa rotina. Portanto, comece o dia respirando e ciente de que é uma fase que exige novos hábitos e atitudes. Por isso, separamos algumas dicas para você e os pequenos conseguirem lidar melhor com esse novo cotidiano.

CRIE UMA ROTINA

A organização é essencial para que o trabalho e os estudos em casa funcionem. Por isso, estipule horários, essa medida ajuda a organizar o tempo do estudante, o que contribui para que ele consiga administrar melhor as demais atividades do dia a dia. Mantenha os hábitos de acordar e dormir nos mesmos horários. A rotina definida garante previsibilidade e segurança para as crianças.

ESTABELEÇA UM LOCAL ADEQUADO

Quando o despertador tocar, é a hora de se levantar e "ir" para a escola, como se fosse sair de casa. Então, acorde no horário, tire o pijama e o mais importante, coloque o aluno em um espaço apropriado para estudar. Assim, poderá guardar de forma organizada os materiais que necessita para realizar as atividades, como cola, tesoura, livros, revistas, jornais, entre outros. Para ajudar, faça um cronograma do dia, mostrando qual é o horário de começar e terminar as atividades.

FAÇA INTERVALOS PARA SE CONECTAR COM AS CRIANÇAS

Se possível, faça intervalos no trabalho para interagir com as crianças. Não precisam ser tempos longos, 10 minutos podem ser o bastante para eles se sentirem mais acolhidos e criar um vínculo maior. Outra estratégia interessante é fazer atividades junto com as crianças. Cozinhem juntos, almocem juntos, tomem banho juntos, conversem ao final do dia, dividam suas experiências, avaliem o que deu certo, o que deu errado e o que pode melhorar. Construam vínculos fortes não só para o dia seguinte, mas para toda vida.

NÃO ASSUMA A ATIVIDADE DO FILHO

É imprescindível que os pais auxiliem seu filho e esclareçam possíveis dúvidas na hora da execução da tarefa, mas nunca assumam a atividade para si. Essa atitude ajuda o professor a medir o grau de dificuldade e o nível de conhecimento da criança ou adolescente.

ESTIMULE O INTERESSE PELO ESTUDO

Na maioria das vezes o estudo não é visto com bons olhos, pois ocupa um tempo em que a criança poderia brincar, assistir à TV, jogar no computador, etc. Então, é recomendável que os pais estimulem seu filho a desempenhar a tarefa diariamente destacando os ganhos em aprendizagem que seu filho pode ter com essa atividade. Outro aspecto fundamental é a família também demonstrar interesse e entusiasmo pela produção da criança. Incentivar o filho a interpretar, avaliar e sintetizar a tarefa e assim trocarem ideias sobre o aprendizado.

Fontes: Revista Crescer e Revista Direcional Escolas.

MANTENHA A CALMA

É preciso cuidar das próprias emoções para não afetar as crianças. A agitação dos pais pela ansiedade e medo é percebida pelos filhos e isso afeta a forma como todos se comportam. Assim, é necessário ser honestos com os pequenos. Contar o que está acontecendo, explicar sobre os cuidados que precisamos ter em casa. É importante destacar que não precisamos transmitir medo ou preocupação excessiva, mas deixar as crianças saberem o que está acontecendo com o mundo de forma clara. Este momento é um convite para que os filhos se sintam parte da família e possam, inclusive, propor soluções para os dilemas de casa. As crianças querem se sentir pertencentes e, quando se sentem melhor envolvidas nas questões de casa, tendem a colaborar mais.