Logo do Colégio Educar Guarulhos

Crianças em casa, e agora?

A necessidade de suspensão das aulas em decorrência ao Coronavírus pegou todos de surpresa e apesar de ser uma medida necessária para a saúde de todos, ninguém estava preparado para ter as crianças em casa. Sabemos que isso gerou aquela dúvida: “E agora, o que eu faço?”
Bom, separamos algumas dicas para se divertir e se entreter nesse momento de distanciamento social.

Todos estão cientes da situação atual no mundo. O coronavírus, que teve seu primeiro caso em nosso país no último mês, tem se espalhado de maneira rápida e por isso, não podemos deixar que a situação se torne ainda mais alarmante. Com isso, vários órgãos e estabelecimentos tem anunciado paralisação das atividades para manter a segurança geral. E com as escolas não foi diferente, após determinação da Secretária de Educação, as instituições devem parar as suas atividades afim de minimizar o contagio do vírus. Em função disso, vários pais foram pegos de surpresa com esse período das crianças em casa, mas não se preocupe, o Colégio Educar separou algumas dicas para aproveitarem esse momento se divertindo, mas em segurança.

Lembrando,

a paralisação não deve ser considerado período de férias. Não marquem viagens ou façam passeios sem necessidade. Apesar de não haver motivo para pânico, quanto mais ficamos em casa, mais protegidos permanecemos.

Faça um cinema em casa

Se até os cinemas estão fechados, por que não aproveitar e fazer a sua própria sessão? Reserve a pipoca com algumas guloseimas e assistam algo que agrade a todos. Pode até ser aquela série que você gosta.

Leiam um livro juntos

Além de ser educativo, ler pode ser um ótimo passatempo, além de deixar as crianças bem entretidas. Interpretem os personagens em voz alta e contem um ao outro o que acharam de cada capítulo. Que tal um clube do livro? Pode ser muito divertido.

Pinte

Façam desenhos, pinte com lapis de cor, com tinta ou giz. Se não sabe desenhar, baixe os desenhos da internet e imprima para colorir. Deixe a arte fluir nas crianças.

Faça massinha de modelar caseira

Além de divertido, vai deixar as crianças entretidas por um bom tempo. Não tem muito segredo para brincar, é só deixar na mão dos pequenos e ver as artes aparecerem. E é muito fácil de fazer, você vai precisar de:
1 xícara de sal
4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara e meia de água
3 colheres de sopa de óleo
Corante alimentício


Preparo: Em uma vasilha grande misture a farinha e o sal em seguida adicione a água e o óleo. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça adicione mais água. Depois, só adicionar o corante, que não é um item obrigatória, caso queira, pode deixar branca, ou dar cores com produtos naturais como colorau.

Ouçam música e dancem na sala

Coloque aquela música que as crianças gostam, afastem o sofá e dancem na sala. Vale até olhar vídeos de dança e tentar imitar.

Façam fotografias

Tirem selfies juntos, seja sorrindo, brincando ou fazendo caretas. Instigue seu filho a fazer fotos das coisas, pessoas e ambientes da casa. Fotografar pode ser um ótimo hobby e vai ocupar um bom tempo da criança. Além disso, olhem fotografias antigas, relembre momentos e compare como estão agora.

Sejam criativos, inventem ou alterem brincadeiras, aproveitem essa oportunidade juntos para se divertir e deixar o momento mais leve. Mas não deixe de incentivar os estudos, é muito importante que a criança mantenha em mente que não está de férias e se possível, estude as matérias e conteúdos já aplicados em aula.

Fique sempre ligado em nosso site e redes sociais para conferir as últimas informações.

Compartilhe essa matéria com seus amigos!

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.