Ações Sociais

Ações Sociais do Colégio Educar em Guarulhos

O Colégio Educar em Guarulhos investe e incentiva projetos sociais de forma continua, sempre envolvendo os alunos, os pais e a comunidade. Pois, acreditamos que ações como essas, além de diminuir barreiras, diferenças sociais e ajudar a quem precisa, auxiliam aqueles que fazem a ação na formação do caráter, ensinando respeito, empatia, humildade, responsabilidade e amor ao próximo.

LacreAmigo

A ação Social “Lacre Amigo” se dá pela união da comunidade escolar que ao arrecadar 140 garrafas pets cheias de lacres de latinhas de aluminio, consegue por intermédio da Arteris a troca por uma cadeira de rodas para doação para instituições cadastradas.

Um paciente é escolhido e recebe em mãos, entregue pelos nossos estudantes a ajuda que precisam. Em toda entrega é organizada uma homenagem por meio de arte: música, poesia e muito carinho envolvido.

Os estudantes tem a oportunidade de conversar os pacientes da instituição, conhecerem suas histórias, suas vivências e assim construir sua própria visão sobre a  Solidariedade, o amor ao próximo e as diferentes realidades enfrentadas por pessoas que vivem em nossa cidade.

Ajudar é um ato de amor.

EcoPatas

O programa Ecopatas é uma ação social que promove a castração de animais abandonados, ajudando quem não consegue arcar com os custos da cirurgia e assim contribuindo com o controle da quantidade de animais em situação de abandono.

A castração de animais abandonados desempenha um papel crucial no enfrentamento do problema do abandono e da superpopulação de animais. Ao castrarmos esses animais, impedimos que eles se reproduzam descontroladamente, evitando o nascimento de ninhadas indesejadas. Isso é fundamental para controlar a população de animais abandonados e reduzir o sofrimento desses animais, que muitas vezes enfrentam condições precárias de vida.

Além de controlar a reprodução, a castração traz benefícios significativos para a saúde dos animais. Ao remover os órgãos reprodutivos, reduz-se o risco de doenças como tumores, infecções e problemas uterinos. Essa medida preventiva ajuda a garantir uma vida mais saudável e prolongada para os animais abandonados, aumentando suas chances de adoção e melhorando sua qualidade de vida.

Esta ação também contribui para a segurança e o bem-estar da comunidade como um todo. Animais abandonados e não castrados têm maior propensão a comportamentos agressivos, marcação de território e fugas constantes. Ao castrá-los, reduzimos esses problemas comportamentais, tornando-os mais dóceis e facilitando sua adoção por famílias responsáveis. Além disso, uma população controlada de animais abandonados significa menos riscos de ataques, acidentes e transmissão de doenças, tornando o ambiente mais seguro para todos os membros da comunidade

Coleta de Óleo

O descarte consciente de óleo é uma das ações realizadas pelo Colégio Educar para contribuir com a preservação do meio ambiente. Aberta sempre à comunidade escolar, ocorre também como ações em eventos escolares, promovendo a conscientização das famílias e estudantes quanto a preservação do solo e a coleta seletiva.

Descarte Consciente

Pilhas e materiais Eletrônicos não podem ser descartados no lixo comum, para que esse descarte ocorra de maneira correta a escola dispõe deum dispenser para pilhas e eletrônicos que são encaminhados aos locais de descartes evitando a contaminação do solo por metais pesados presentes nestes tipos de componentes.

Ações Sazonais

Datas especiais ou situações emergenciais requerem Solidariedade e a comunidade Educar está sempre disposta a ajudar com campanhas que movem todos os estudantes em causas que necessitam de nossa união e Ação.