INFÂNCIA E NATUREZA: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS

Seja na arte ou no brincar, pois os dois estão conectados, o contato com a natureza é fundamental.

O uso do quintal é espontâneo, cada criança no seu ritmo e da sua forma, seja pelo movimento ou pelas explorações conectam-se com a natureza. São livres em suas ações! Colocar os pés na areia, na terra ou na água, é uma aprendizagem importante, estar ao ar livre traz mais vida para o cotidiano, aguça a curiosidade, abre possibilidades, relações e invenções.

NATUREZA QUE EDUCA

No quintal, a natureza vira sala de aula. Além de uma possibilidade mais ativa de brincadeira, e também uma forma da criança se aproximar e aprender sobre o ciclo de vida dos seres vivos no planeta torna a vida mais ativa, incluindo subir em árvores, correr para todo canto e dar cambalhota na grama possibilitando da criança se conhecer, gastar energia e usar seu corpo, mas também traz oportunidades para a criança avaliar e a correr riscos, cair e levantar, se machucar e curar. São momentos para desenvolver a autonomia de escolher os riscos que quer correr, gerenciá-los e aprender sobre eles.

As hortas também ganham destaque como espaço de aproximação da natureza e aprendizagem.

• Desenvolve o senso de responsabilidade: A criança percebe desde cedo que o cuidado que ela tem, ou não, com outro ser vivo está diretamente relacionado ao seu crescimento e desenvolvimento, a escola ensina sobre o senso de responsabilidade. Além disso, a horta trabalha habilidades como a colaboração, o trabalho em equipe, generosidade e empatia.
  • Estimula uma alimentação saudável: Participando de todas as etapas do cultivo desde a plantação até a colheita, a chance de ela querer experimentar o alimento, é muito maior.
  • Aprimora habilidades motoras e cognitivas: Cavar, plantar, regar, podar, colher, todas essas atividades ajudam a aprimorar a coordenação motora.

NATUREZA É SAÚDE NA INFÂNCIA

Os pediatras estão entre os profissionais de saúde mais abertos à ideia de atividades na natureza como uma forma de terapia e prevenção de problemas de saúde. Eles estão começando a “prescrever” a natureza. O contato com a natureza na infância (assim como em todas as outras etapas da vida) pode reduzir significativamente os sintomas de Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade, estudos indicam que a brincadeira ao ar livre – por proporcionar mais movimento – também está associada a menores índices de obesidade infantil e propõem-se a investigar os impactos da presença e ausência da natureza no ambiente escolar. Pesquisadores defendem, por exemplo, que nas áreas verdes da escola as crianças brincam de forma mais criativa e cooperativa.

Outro estudo realizado nos Estados Unidos mostra que, em escolas que usam a natureza como sala de aula, há uma melhora significativa no desempenho dos alunos em estudos sociais, ciências, artes da linguagem e matemática.