Proposta Pedagógica

O Colégio Educar Guarulhos considera em todos os níveis da educação básica os quais oferece (Educação Infantil ao Ensino Médio) as orientações do MEC e os documentos legais da Educação Nacional (LDB, DCN, PCN e RCN’S) para fazer a seleção dos conhecimentos a serem explorados em cada área ou nível de ensino.
Desenvolvemos junto ao planejamento projetos transdisciplinares com mecanismos de aprendizagem, com base na concepção interacionista, desenvolvendo o poder transformador da educação.
Nossos ideais são baseados nos quatro eixos da pedagogia de Freinet, em que:

“… Educar é construir junto.
• a cooperação – como forma de construção social do conhecimento;
• a documentação – registro da história que se constrói diariamente;
• a comunicação – como forma de integrar o conhecimento;
• a afetividade elo de ligação entre as pessoas e objeto de conhecimento.

(Pedagogia(s) da Infância, Artmed, página 163)

Estas situações de ensino e aprendizagem deverão favorecer o conhecimento e a interação entre alunos, professor, escola e sociedade. Interações estas, que levarão todos a refletirem sobre os seus próprios conhecimentos, tornando-se agentes ativos desse processo.

Modalidades de Ensino

Ensino Infantil

O Colégio Educar valoriza todas as experiências e vivências ricas em humanidade, laços e afetos.
Criamos a oportunidades de nossas crianças se desenvolverem das mais diversas e profundas formas.

Ensino Fundamental I - Anos Iniciais

Nós do colégio Educar acreditamos que aprender não é só demonstrar o que se sabe em uma prova, em um trabalho. Aprender é refletir, constantemente, sobre nossas escolhas e sobre nossos processos.

Ensino Fundamental II - Anos Finais

A reflexão sobre o erro é encarada como uma ferramenta poderosa para aprimorar o processo de investigação e a formação de estudantes cada vez mais protagonistas.

A aprendizagem é experimentada e socializada com os seus pares e os professores assumem o lugar de mediador e curador do saber nos diversos espaços significativos da escola.

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio propõe uma  Formação Geral Básica Robusta e Itinerários Formativos (compostos por componentes curriculares específicos, aprofundamentos curriculares por área de conhecimento e eletivas) abrangentes e dinâmicos, onde ambos caminham juntos rumo a uma proposta de   excelência acadêmica aos estudantes trazendo para reflexões sobre as  habilidades do mundo real e cidadania global.

“Todo jardim começa com um sonho de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada, ou qualquer lago seja construida, é preciso que as árvores e os lagos tenham nascido dentro da alma. Quem não tem jardins por dentro, na planta jardins por fora. E nem passeia por ele…”

Rubem Alves