Logo do Colégio Educar Guarulhos

Ensino Fundamental - Anos Finais

Projeto Pedagógico do Ensino Fundamental II

O Ensino Fundamental II, no Colégio Educar em Guarulhos, abrange do 6º ao 9º ano, é uma etapa importante e um período marcado por significativas mudanças e transformações.

Nossas ações pedagógicas desenvolvem o estudante em diversos âmbitos, tais como: 

Aqui, no Colégio Educar, os estudantes são provocados a pensar a leitura e literatura pelo viés dos sentidos e significados mediados pelas diferentes linguagens e abordagens; o teatro, jogos, roda de conversa coletiva, debates, construção de maquete, criação de podcast entre outras.

O nosso processo de construção da escrita inicia pelo conhecimento das diferentes tipologias e gêneros textuais e são desenvolvidos e elaborados pelos estudantes a partir de seu reconhecimento.  

A aprendizagem é experimentada e socializada com os seus pares e os professores assumem o lugar de mediador e curador do saber nos diversos espaços significativos da escola, sendo eles; Sala das Vivências, Sala das Experiências, Sala do Inédito, Labo’ Exposição, Sala de aula sem Parede, todos repletos de intenção, a fim de que os adolescentes enfrentem de forma dinâmica, autônoma e responsável os desafios complexos dessa etapa.

Nos diferentes componentes curriculares, potencializamos em nossas aulas, a relação teoria e prática, pois compreendemos que além de conhecer sobre os diferentes conceitos os estudantes têm a necessidade de aprofundá-los por meio de Aulas Laboratoriais, Saídas a Campo, Olimpíadas Matemáticas, Concurso de Redação, Feira de Ciências, Feira Cultural entre outros eventos culturais. 

Entendemos também que nesta transição para adolescência é fundamental e indispensável que os estudantes deem continuidade ao seu processo de autoconhecimento através das eletivas Projeto de Vida e Study Skills investigando quem são e como aprendem para que tenham condições de saber durante o seu percurso quem eles querem ser.

Temos como necessidade desenvolver os conhecimentos, as habilidades, as atitudes e os valores essenciais para o século XXI que estão intimamente ligados ao aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Nós, do Colégio Educar, acreditamos que a escola é um espaço que encoraja voos e consideramos que os estudantes são coautores das ideias, palavras e diálogos.

Ensino Fundamental - Anos Finais

Atividades

Leitura

Laboratório

Competições

Vestibulando

Robótica

Projetos Sociais

Esportes

Rotinas

Artes

Aula Show

Saídas a Campo

Feira do Livro

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.