Tá chegando a hora

Passou o Natal, o ano novo e as férias estão quase no fim. Agora é a hora de se preparar para começar tudo de novo. Por isso, separamos algumas dicas para um retorno às aulas muito mais prático e sem estresse.

A volta às aulas gera expectativa e algum tipo de ansiedade, e retornar à escola no início do ano mobiliza toda a família! A parte boa, é que, nessa fase, as crianças estão com saudades da escola, dos colegas, professores e espaços de convivência, querem compartilhar suas férias, as novidades e se mostram animadas. Então, a principal dica para a organização pré-retorno é deixar as crianças se sentirem parte desse processo. Estar próximo do filho nessas ações que, aparentemente, parecem corriqueiras, gera maior autoconfiança, tanto para as crianças quanto para os adultos. Vamos lá?

Hora de avaliar o calendário escolar e já se atentar às principais datas, como reuniões de pais, que acontecerá no dia 25/01.

Uniformes

Eles têm valores tabelados e, por isso, a compra antecipada facilita. Aproveite, se possível, peças de roupas de amigos ou familiares.

Lista de Materiais

Mochila e lancheira, por exemplo, são os primeiros tópicos da lista para resolver. Para poucos ou muitos itens, quanto antes programar para comprar, melhor: ganhamos tempo. Os locais de venda também ficam cheios e o atendimento é até comprometido com o excesso de movimentação. Outra dica: reunir grupo de mães e tentar obter um desconto maior em compras por atacado. Em casa, é sempre bom ter um kit com lápis preto e colorido, borracha, régua, cola. Para as lições que vierem da escola. Assim, vocês evitam tirar os itens da mochila e esquecer de devolve-los depois.

Com todas as compras em ordem, é hora de etiquetar tudo. Tudo, mesmo! Em especial, para a educação infantil, quando a troca e perda de itens é muito comum. Hoje, existem empresas que fazem etiquetas personalizadas, até com materiais resistentes à água.

AS NOVIDADES
Falar sobre o novo ano, o dia a dia escolar que está por vir, os amigos (antigos e novos), prepara a criança para o início da adaptação, que não é fácil em qualquer fase e idade.

ALIMENTAÇÃO E SONO
Regrar os horários de refeições e de ir para a cama também ajuda na preparação da corrida rotina de volta às aulas, que não é somente da criança.

AS EMOÇÕES
Neste momento, os pais têm grande importância, ao transmitir segurança e tranquilidade para o que está por vir.

Quem leva, quem busca

Está chegando o grande dia. Momento de planejar a logística de ida e volta da escola (pais que optam por transporte coletivo devem contratar antes das aulas começarem para garantir a vaga), calculando os tempos da agenda completa (da hora de brincar às atividades extras).

Cardápios

Seja das refeições em casa ou o que vai no lanche, sabendo o que vamos cozinhar, evitamos idas constantes ao supermercado e gastos excessivos. E os pequenos gostam de ter ideia do que vão levar na lancheira.

Rotina Impressa

Montar uma planilha de agenda para pais, babás, avós, tios e quem mais participar do dia a dia da criança bem interessante. O seu filho também se beneficia, pois saber o que vem depois daquilo que está fazendo proporciona segurança e diminui a ansiedade. Se ele ainda não lê, vale a pena investir em figuras e desenhos para ilustrar os compromissos do dia.

Lugar da lição

É hora de criar um cantinho na casa para que sejam realizadas as atividades pedagógicas da criança. O local deve ser claro, limpo e propiciar bons momentos para a hora da lição e dos estudos.

E no último dia de férias...

Vocês fizeram tudo que podiam, deram o seu melhor, aproveitaram as férias e curtiram seus filhos. Tenham uma noite tranquila, com uma deliciosa rotina do sono envolvendo muitas histórias, carinhos, beijos e torcida para que vivam um maravilhoso ano letivo em 2020!

Obs: Matéria original da Revista Crescer.