tornando visível o que ninguém vê

A Missão de educar crianças, adolescentes e jovens para formar cidadãos comprometidos com uma sociedade justa e sustentável só é possível com a solidariedade.

Mas como ensinar crianças a serem solidárias?

Desde os dois anos de idade as crianças já têm consciência de outros ao seu redor e expõem comportamentos de preocupação com o próximo. A partir dessa idade, colaboração e ajuda são conceitos mais claros para elas, ou seja, o momento perfeito para começar a incentivar a solidariedade.

O que é ser solidário?

Um dos pilares da sociedade em que a o Educar acredita é ser solidário. Estar disposto a ajudar o próximo, independentemente de seus meios e condições. Isso não vale apenas para familiares e amigos, mas para todos.

Uma sociedade solidária é também igualitária e, logo, justa. É livre de discriminação e preconceitos, não tem pobreza ou fome, tampouco violência. A solidariedade é fundamental para que existam cidadãos consagrados, íntegros e felizes. Por isso é tão importante ensinar este conceito às crianças desde cedo.

1. Ensine sobre empatia

Converse com os pequenos sobre o conceito de se colocar no lugar do outro e tentar entender os sentimentos alheios. Pode parecer algo complexo, mas na verdade pode ser feito com exemplos simples, em situações corriqueiras. Durante uma brincadeira uma criança pode se chatear por ter que dividir o brinquedo com um amigo. Aqui, vale conversar sobre os sentimentos do amigo, que também quer poder brincar. Conversar com palavras claras e de fácil compreensão, para que a criança consiga entender que o outro também tem sentimentos.

2. Tenha uma comunicação clara e direta

Conversar sobre sentimentos e situações diferentes é fundamental para o desenvolvimento da criança. Criar espaços seguros de diálogo é o primeiro passo para que isso aconteça. Assim, os assuntos podem surgir com facilidade no dia a dia.

3. Aponte momentos em que a solidariedade deve existir

Aponte momentos na rotina em que a criança deve ser solidária, ou crie oportunidades para que isso aconteça. Por exemplo: ajudar um amigo com uma tarefa, contribuir de maneira simples e positiva com a família para um projeto; ou, ainda, participar de uma ação social. Lembrando sempre dos pontos anteriores: a criança deve saber por que está fazendo aquilo e por que é importante.

4. Torne a solidariedade uma prática

Faça com que os momentos da dica número três sejam parte da rotina, e não uma ocasião especial. Assim, a criança vai crescer acostumada a este cenário em que deve ajudar ao próximo. Será algo natural que vai contribuir para sua vida adulta e para a sociedade.

5. Seja exemplo

Talvez o mais importante de todos, já que chegamos ao mundo e nos espelhamos em nossos pais e nos adultos ao nosso redor para formar nossa personalidade e hábitos. Não adianta seguir todas as dicas anteriores para os pequenos se você não manter esta prática na sua vida. As crianças olham para os adultos e replicam absolutamente tudo, então o ideal é que sejam bons hábitos.

Solidariedade na prática

Todo ano, o Educar arrecada caixas de bombom para tornar a páscoa de centenas de crianças muito mais doce. Essa ação comove não só nossos alunos, mas também amigos, comunidade, família e grandes colaboradores.

A campanha é incrível e o resultado sempre grandioso, possibilitando essa entrega maravilhosa a tantas crianças do Núcleo Batuíra, que recebe as doações.

Um gesto simples, um simples gesto que leva empatia, solidariedade, amor e muito chocolate.

Lacre amigo

Além de trazer qualidade de vida, entregamos mais que uma cadeira de rodas, entregamos amor em uma troca de vivências inesquecível, provando que a solidariedade nos torna um só!

Quando nos unimos para arrecadar os lacres, estamos fazendo mais do que ajudar alguém a se locomover, entregando além de uma cadeira de rodas, sorrisos, gratidão, vivências, sentimentos únicos.

A mobilização dos nossos alunos e da comunidade para esta campanha, demonstra o melhor que podemos ser, ensina sobre empatia, nos torna mais humanos!

Saímos do @nucleobatuira Batuira com um sentimento único, sentimento de dever cumprido. Mas não se engane, não paramos por aqui! Essa parceria com a @arterisbr na campanha “Lacre amigo” nos leva a atingir novas metas, tocar novos corações, pois sabemos que não há barreiras para a solidariedade, junte-se a nós para mudarmos a vida de mais pessoas.

Produção de cachecol para doação

Nossos estudantes mais uma vez se colocando no lugar do próximo, e destinado ao projeto Anjos das ruas, se disponibilizaram a comprar os materiais necessários para a produção de cachecóis quentinhos.

Aprenderam a produção desde o início de cada processo, compartilharam dicas, técnicas e materiais. Uma experiência que vai além do aprendizado em sala de aula, não estão aprendendo apenas a confeccionar uma peça, mas também a ter empatia e solidariedade com quem mais precisa.

Venda de bombom para arrecadar cobertores

O colégio Educar nunca esquece que além de formar estudantes incríveis, forma seres humanos incríveis. A frase que diz que o Educar é um ato de amor, aqui vivemos na prática.

Nossos estudantes do terceirão deram um show de empatia, aproveitaram um dos maiores eventos do colégio para atrair muitas vendas com bombons personalizados. O objetivo da campanha foi ajudar no projeto Anjos da rua, estamos passando por dias frios e precisamos nos colocar no lugar do outro. Cada estudante ajudou um pouco para comprar trufas e bombons e conseguiram o total de R$ 1.445 ultrapassando a meta de comprar 100 cobertores!