O que meu filho vai aprender estudando robótica?

As crianças atuais já nascem na era tecnológica, onde praticamente tudo é digital e automatizado. Portanto, estão acostumadas com praticidade e rapidez. E por isso a robótica é uma das áreas que mais cresce nos dias de hoje.

Mas o que ele vai aprender?

Quais são os benefícios?

Podemos dizer que a robótica é uma matéria interdisciplinar, isso porque, ela integra diversas disciplinas como matemática, física, geografia e até mesmo linguagem, tudo isso em um ambiente de aprendizado diferente e mais dinâmico.

A robótica prepara o aluno para diferentes áreas, como mecânica, engenharia, eletrônica e programação.

E o melhor de tudo, todos os conceitos teóricos são estudados na prática em sala de aula, fazendo a aprendizagem ser mais rica e eficaz.

Na mecânica, estuda o comportamento dos sistemas, como os de equilíbrio e movimento de corpos.

Na eletrônica estuda o uso de circuitos elétricos formados por componentes com o objetivo de armazenar, transmitir ou processar informações.

Já na programação estuda o desenvolvimento de um programa para alcançar um objetivo específico.

E por fim, em engenharia estuda a construção e integração de todos esses componentes de forma eficiente e segura.

Dentre os benefícios,

temos o estímulo da criatividade e imaginação na criação dos objetos, como as funções que ele terá e qual o seu propósito.
O aluno
também trabalha a todo momento utilizando as mãos, beneficiando a coordenação motora e manual, devido à quantidade e diversidade de peças, tamanho e montagem.
Antes da execução do projeto, é necessário o gerenciamento de recursos, espaço e tempo disponíveis, portanto o planejamento é uma constante trabalhada nessas aulas.

Além disso, o trabalho em equipe é fundamental nos projetos, devido a sua complexidade, são instigados a trocar experiências e no grupo, explorar as habilidades de cada um para fazer dar certo, fortalecendo as relações, respeito de um com o outro, responsabilidade com os demais e principalmente saber ouvir opiniões para buscar a melhor saída na solução de problemas que tendem a acontecer nas fases de execução.
Também ajuda a
paciência e disciplina, devido aos processos do próprio projeto, geralmente constituído por diversas fases que precisam ser seguidas a risca e com atenção, conforme sua complexidade, fazendo a reflexão de que todos os passos são necessários para o sucesso final.