Internet nas férias escolares:

Veja 4 dicas para administrar essa questão.
É comum que a internet se torne uma alternativa de lazer no período de férias, limitando o tempo para outras atividades.

Controle o acesso dos seus filhos na internet

É bom entendermos que a internet — cada vez mais, para o bem e para o mal — faz parte do nosso cotidiano. Portanto, se de um lado é importante controlar o acesso dos seus filhos, de outro lado, isso não significa proibi-los integralmente de navegar na internet.
Há um universo digital à disposição e existem sim muitas páginas, sites e aplicativos que oferecem atividades prazerosas e educativas para crianças de todas as idades. Veremos que se o conteúdo é bom, a recomendação para os pais incide apenas no fator tempo: crianças precisam aproveitar bem o tempo das férias, dentro e fora da internet.
Também é importante termos consciência de que nas férias, é comum que seus filhos, sobretudo os adolescentes, evitem buscar materiais acadêmicos ou educativos on-line. E não lhes faltam argumentos na ponta da língua; afinal, esse é um momento para descansar e preparar a mente para o período acadêmico que começará em breve.
Então, se na Internet nem tudo é bom ou confiável, para evitar que eles entrem em páginas inapropriadas ou até mesmo perigosas, os pais podem utilizar alguns recursos e ferramentas que não apenas limitam o tempo de uso, mas também o acesso a determinados sites ou conteúdos por meio de softwares de controle parental. Com uma rápida pesquisa, é possível encontrar opções gratuitas e opções pagas à disposição.
Desse modo, é possível trazer maior segurança, evitando que os seus filhos fiquem expostos a conteúdos inadequados, que se exponham demasiadamente ou que ofereçam senhas e dados pessoais para páginas inseguras.

Estabeleça horários para o uso da internet nas férias escolares

O acesso sem restrição às telas do smartphone, tablets e TVs acaba por incentivar o sedentarismo durante as férias. Por isso, estabelecer horários para o uso da internet e da televisão pode ser uma maneira de evitar esse problema e criar oportunidades para práticas mais saudáveis como sair com os amigos, praticar algum esporte, etc.

Uma primeira alternativa – antes de apelar para algum software de controle – é combinar o horário de uso diário. O diálogo é o primeiro passo, pois assim é possível alinhar a expectativa em relação ao tempo de acesso à internet, explicando para o seu filho a importância de também usar as férias para fazer outras atividades que o período escolar não permite ou dificulta.

Incentive atividades que envolvam a família

Para fugir da internet, ofereça alternativas de atividades que ocupem a cabeça e a rotina das crianças durante o período de férias. É possível envolver a família inteira, criando momentos íntimos que dificilmente são aproveitados com uma rotina corrida de trabalho e aulas, como por exemplo, ler um livro ou assistir filmes.

Estimule a prática esportiva

Não é necessário matricular seu filho em alguma aula como natação, futebol, artes marciais, etc. Os esportes são saudáveis e precisam ser praticados ao longo de todo o ano. Porém, no período de férias, é possível investir em atividades mais corriqueiras, como andar de bicicleta, fazer uma caminhada, brincar ou correr na praça, etc.
Esse exercício mantém saudável não só o corpo, mas também a mente. Desse modo, quando as aulas retornarem, será mais fácil para o seu filho voltar à rotina de estudos e à prática regular de uma atividade física.